quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Premio Nobel de Física 2012


O prêmio nobel de física do ano de 2012 foi dado para o francês Serge Haroche e para o americano David J. Wineland ambos de 68 anos, pelos estudos e pela manipulação de sistemas quânticos. Eles trabalham a área de óptica quântica e estudam a interação entre luz e a matéria. Os dois desenvolveram métodos de medição de partículas quânticas (que são menores que os átomos e os prótons). Cada um desenvolveu seu estudo separadamente, mas mesmo assim seus métodos tinham muita coisa em comum. 
Suas pesquisas deram os primeiros passos para a construção de um computador que é muito mais rápido que os computadores de hoje em dia. Outro projeto foi o chamado relógio ótico que é cem vezes mais preciso que os relógios que usamos hoje em dia, esses relógios já foram criados em laboratórios e pode ser a base para uma nova contagem de tempo. 

PERFIS 

Serge HarocheNaturalizado francês, Serge Haroche nasceu em Casablanca, no Marrocos, em 1944. Fez seus estudos na década de 1960 em Paris, onde se tornou PhD em Física. Trabalhou nos primeiros anos de sua carreira no CNRS (Centre national de la recherche scientifique, um dos principais centros europeus de pesquisa). Também esteve nos Estados Unidos, onde estudou e lecionou em insituições como MIT, Harvard e Yale. Atualmente é professor do Collège de France, onde é titular da cadeira de Física Quântica.

David J. Wineland: Nasceu em Milwaukee, no estado de Wisconsin (EUA), em 1944. Graduou-se em Berkeley, na Califórnia e se tornou PhD em Física pela Universidade de Harvard, em 1970. Desde 1979 trabalha no NIST (National Institute of Standards and Technology).