terça-feira, 30 de outubro de 2012


 -Descreva em 5 passos a construção da catapulta.

1- Mandamos as madeiras para um marceneiro cortar. Depois de cortadas, colamos e pregamos as madeiras (1, 3, 19, 7 e 8) formando assim a base da catapulta.

2- Cortamos o espeto de churrasco, e o encaixamos na madeira (19) para fazer a manivela que serve para nos ajudar a controlar o ângulo de lançamento da bolinha, encaixamos também o cabo de vassoura no eixo que foi a outra ponta do espeto da catapulta. Para segurar o eixo na base da catapulta colocamos os pequenos pedaços de madeira (9). Colocamos uma rolha de cada lado do cabo de vassoura e também os protetores de fios elétricos (16) para segurar o cabo e não permitir que ele se movesse na hora do lançamento. Envolvemos o cabo com a camara de bicicleta e fita isolante para diminuir o atrito na hora do lançamento quando o cabo entrasse em contato com o parafuso. 

3- Colocamos os suportes para varal (13) na lateral da catapulta para podermos amarrar o elastico cirúrgico (12) e para termos mais segurança, e não termos o risco do elastico se soltar amarramos ele com o barbante. Depois fizemos um furo com a furadeira na madeira (8) para colocarmos o parafuso (11) que ajusta o ângulo do cabo de vassoura. Pregamos as madeiras (5 e 6) para para segurar a base e dar mais firmeza na hora do lançamento. 

4- Na hora da construção a madeira (3) se quebrou, então colocamos as madeiras (4 e 2) para segurar ela. Pregamos todas as madeiras umas nas outras com o prego para reforçar a cola. Enrolamos com fita isolante os protetores de fios elétricos (16) para não escorregar na hora do lançamento. 

5- Cortamos a embalagem (18) para ser o apoio da bolinha de tênis e então pregamos ela no cabo de vassoura para fixar. Antes de colocarmos o espeto (14) nas madeiras (19) o entortamos para fazer a manivela. Para evitar que ela saisse do lugar, colocamos uma rolha de vinho (15).



Desenhe a Catapulta e Indique as forças sobre a mesma.