domingo, 1 de junho de 2014

Projeto Andar de Novo

Faltam apenas 11 dias para um enorme avanço na área tecnológica. Alguns cientistas tornarão possível, algo que era quase impossível: um paraplégico andar. Isso acontecerá dia 12 de Junho, na abertura da Copa do Mundo de 2014, onde uma pessoa paraplégica vestirá uma roupa robótica, se levantará da cadeira, dará alguns passos e dará o pontapé inicial da Copa do Mundo. Tudo isso com o controle por atividades do cérebro do paciente, em uma tecnologia chamada exoesqueleto, desenvolvida pelo projeto Andar de Novo, coordenado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis. 
O paciente usará um capacete que transmitirá os sinais do cérebro para um computador guardado em uma mochila. O computador, por sua vez, vai dar comando para pistões hidráulicos responsáveis pelo movimento das pernas mecânicas. Ao tocar o chão, o exoesqueleto aciona um vibrador conectado ao braço do paciente. A ideia é que o cérebro associe essas vibrações ao movimento das pernas para que a pessoa volte a ter impressão de sentir as suas pernas, dando comandos para andar ao equipamento. 
As pesquisas do exoesqueleto são realizadas no Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN) e na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, onde Nicolellis trabalha com ajuda de financiamento externos. Outros pesquisadores de neurociência criticam o projeto ou preferem não analisar. Entre as críticas, citam que o excesso de exposição vai criar a sensação de que a tecnologia estará pronta para uso em breve. Porém, Nicolelis prevê mais 20 anos antes de colocá-la em uso médico.
Segue abaixo uma entrevista com Nicolelis, sobre o projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=T0lPYeoe2Jg 

Fonte: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2014/05/copa-do-mundo-confira-10-curiosidades-sobre-o-exoesqueleto-do-projeto-andar-de